terça-feira, 16 de janeiro de 2007

É louco (Ência, ou o nascimento de algo)


De repente, todo o meu mundo líquido se drenou…pelo que diziam as leis da biologia que me obriguei a intuir, estava na hora. Era este o momento!

Algures, entre Meca e o Dubai, minha Mãe tinha emprenhado 176 dias antes. A sua vontade de se libertar do que nunca tinha tido levara-a ali, àquela areia quente, àquele vulto masculino, a fazer parte daquelas duas sombras nocturnas de gente. Pouco passava das quatro da manhã.
Sensualmente espalhou perfume em si. Desesperadamente sorria. Silenciosamente foi-se aconchegando no chão. Nunca imaginou fazer tal coisa na areia! Muito menos ali, naquela luz cega e insinuada. Aliás, pelo que ela me ia cantando pelas paredes uterinas - entre um choro sorrido e um sorriso molhado - nunca o tinha pensado fazer, ponto final. Mas sem perceber muito bem como, ali estava, aberta como a claridade lunar, brilhante como o deserto.
“Não me tocas?” perguntou ela;
“Não me pediste para ver a cor do amor?” respondeu uma voz densa, que cada vez mais parecia não passar disso mesmo;
“Sim, era esse o objectivo, ver a côr…mas não posso também cheirar o grito? Tocar o aroma? Ouvir o sabor? Saborear a pele?”;
“Agora não…em breve…não agora…”;
“Não sejas tão seco!”. Foram estas as últimas palavras a dois. Estava sozinha, ali. Ela, a lua, a areia, a vontade e o amor, todos se combinavam no mesmo deserto de tudo. Adormeceu pendurada na madrugada que, então, estava a acordar…

A mesma madrugada chamava por mim agora, lá fora.
“E se eu fico todo sujo?” pensei “E se aquilo sempre é o que a minha Mãe cala?”
Nada a fazer. Por esta altura já aquela quase-luz me tinha vestido, tal como fez com a noite. Já não eram as estrelas que me esperavam no mundo. Era música. A música invadiu o ambiente. A música, umas vozes e uns quantos silêncios.
Tentei lembrar-me e dali mergulhei no incógnito, desperto na madrugada, mas encolhido pelos medos alheios que me atravessavam as células.
Não foi o sol que me amparou. Nem a chuva, como me tinham prometido. Foi uma angústia feita de neblina, nevoeiro, lágrimas que se transformavam em vidro pelo negro do pensamento e que se estilhaçavam na ingratidão. Lá estava a tal multidão em alvoroço pelo que esperava não ver, ainda.
Eram feitos de nada os urros amordaçados pelo espanto. Mas chegavam e não partiam. Enchiam-me a cabeça em vagas de dor e arrepio.
“Não pode ser!” gritou uma criança, logo arrastada pelos cabelos para junto de um pai que não sabia não o ser. “Não pode ser…” murmurava o padre, pai da criança sem o saber. “Não pode ser.” chorava a mãe da criança, que aproveitava para despejar o peso do que sabia. Era o pecado que unia aquela gente a mim. Era a luxúria a nossa placenta. Era promíscuo cada centímetro do cordão que nos cozia os umbigos.

Sem esperar que me tocassem, olhei uma última vez para a minha Mãe, agarrei todo o ar poluído que consegui morder, dei-lhe um trago tão fundo como a inspiração que recebi no enigma que recai silenciosamente sobre a visão do triângulo (aquele triangulo que agora se definia de novo, como antes da primeira madrugada) e…gargalhei! As minhas mais sonoras e prolongadas gargalhadas.

As primeiras, mas não as últimas. Nunca!

N…a…s…c…i!


"Este post foi elaborado por OUTRO através de uma colaboração de bloguistas onde DAMULARUSSA e IRRITADINHA forneceram as seguintes palavras: Perfume, Areia, Sujo, Musica e Seco; Vidro, Madrugada, Sujo, Seco e Dubai. BIGMAC e RAFEIRO PERFUMADO constituíram com as palavras as seguintes frases: “no enigma que recai silenciosamente sobre a visão do triângulo"; "entre Meca e o Dubai"; "e dali mergulhei no incógnito, desperto na madrugada"; "sim, esse era o objectivo, ver a côr"; "neblina, nevoeiro, lágrimas que se transformavam em vidro pelo negro do pensamento e que se estilhaçavam na ingratidão" e “Sensualmente espalhou o perfume em si.”; “Nunca imaginou fazer tal coisa na areia!”; “E se eu fico todo sujo?”; “A música invadiu o ambiente”; “Não sejas tão seco!”"

39 comentários:

Irritadinha disse...

Isso de aparecer o meu nome aí no fim paga direitos de autor!

Inha disse...

Bem vindo!;)



Valeu a pena.


*

Bigmac disse...

Da Louca Ência à qualidade vai uma distância tão simples para ti.

Abraço,

Bigmac disse...

Despes-te do outro e vestes-te no TAL. TU SIM!

Anónimo disse...

Caro Outro,

O espanto ao conceber em tais circunstâncias é quebrado pela dose de iniciativa gratificante para quem o lê em pura alegria.

Saudações extasiadas

Anónimo disse...

Caro Outro

Depois de reler o que escrevi, creio não ter espantado, ou melhor, explicado o espanto na concepção. Ainda estava perdida no deserto da impressão nítida com que descreve o momento mágico do «clic» que dá início a uma nova vida...
Agora um pouco mais lúcida, quero registar o excelente trabalho pelo texto construído com a sincronia conseguida entre vós 5...

Saudações

damularussa disse...

Quando o homem despe o cinzento que há em si e veste o manto de sensibilidade que teima em esconder, nascem momentos assim..

O Outro escreveu, nós deliciamo-nos bebendo cada palavra.

Obrigada pelo excelente momento que me proporcionaste, lendo-te.
Aos outros bloguistas participantes um abraço pela iniciativa.

A ti, outro.

OUTRO disse...

pois paga, irritadinha...manda a conta para o bigmac que ele engole-a

;)

OUTRO disse...

bem vinda também és tu, inha! ;)

a pena só vale se realmente trespassar a espada da falta com a leveza da sua volta (porra! quase que rima e tudo...)

*

Anónimo disse...

ena...

n entendi como vieram cá parar mas, a avaliar pelas "provas" dadas em outras paragens isto só pode valer a pena!

Mas...começam mal, digo eu...mas explico:

Com um texto como este, colocam a fasquia tao lá em cima que n queria estar na pele dos seguintes...

ver.se.ao consumidinhos para n tropeçarem :)

Comentadora residente...serei!

Outro...e....doeu muito? :)

OUTRO disse...

bigmac,

1- eu sou simples! (com uma curta distância qualitativa à locura)

2-dispo-me e visto, sim...sou transformista nas noites das às quintas-feiras (faço de floribela na taberna do "ti-tamanco"), e a prová-lo está a cor do blog...

abraço

OUTRO disse...

neferti,
1 - se me lê em pura alegria, eu concebo tamanho êxtase que me quebro no seu espanto :)

2 - perdida? siga a claridade das letras que as palavra parirão (sem dor)impressões siamesas ;)

obrigado pelo registo, todos agradecemos e esperamos continuar a agradecer

saudações

OUTRO disse...

isso é que é uma grande verdade, damularussa! ainda hoje falei com o homem e ele disse-me isso mesmo, enquanto se despia do cinzento (ele faz as terças à noite lá na tal taberna onde eu faço as quintas...;)

agora que vocês beberam, devo dizer que eu fui o primeiro a chafurdar lá com a boca...mas limpei convenientemente! (com amukina)

não tem de agradecer, há-de pagar no mesmo vil metal circular (moeda)

'bora lá então a um abraço dos em conjunto, desconjuntado

OUTRO disse...

obrigado, pontos_nos_psis! (então e a prenda?)

;)

OUTRO disse...

cat...já nos tínhamos cruzado num outro blog (do voyeur, penso)...e a pergunta é:
como é que a menina veio cá parar? começo a acreditar na intuição verdadeiramente feminina, será isso? ou são os lacinhos do destino que lhe indicam os nós? mas o que interessa é que aqui está e...logo a descascar! o que é isso "do começaram mal"? não vê que o texto não é "destes", é d' outro? :P

(não se preocupe que isto é malta que salta fasquias muito mais elavadas, alguns até andam num arame...sem rede!)

que a sua residencia também seja então aqui; e não, não doeu nada (doi muito mais ir ao médico ou ao mecânico)

Bigmac disse...

Cat,

Vá... não custa muito engolir tão magnificas virtudes.

Um grande miau para si,

Fallen Angel disse...

Que belo inicio, Outro. Quase que me apetece pedir, implorar, suplicar por Outro texto... e Outro... e mais Outro...

E se não for abuso...

Outro!

Outro grande abraço, companheiro de letras.

Anónimo disse...

Outro...para o menino ver que garanto a minha salvaçao eterna insistindo na tentativa (nao vã)de me juntar aos bons na esperança (mais que fundada) de lhes ir "comprando" umas pedrazinhas com que vou fazendo o meu caminho...

Qto às fasquias, n duvido que a saltem...impulsionados pela mm força que mantem alguns em equilibrio no tal arame...(com rede ).

Descascar...descasco bananas, e de forma tao natural que, qd penso estar sozinha, sem ninguem à espreita, deixo cair a casca disfarçadamente, esquecendo.me que o "castigo" de tal falta de civismo me espera logo, logo e...espalho.me ao comprido antes de ter tempo para me agarrar ao que quer que seja...
Corresse algum vento, uma brisa que fosse e tal é o trambolhao que n seria facil levantar.me...

:)...(à espera de mais "pedras")

Anónimo disse...

Big...Big...com tanto cruzamento que por aí há, veja lá vc que escolho os que valem a pena, apesar de nuns qts, arriscar a passar no amarelo sob pena de levar com um "big" que vem quase sempre em sentido contrario...

Salva.o ter.me ensinado a arte de engolir pinguins em vez de crocodilos e...pelo meio...experimentar o sabor das tais magnificas virtudes :)

E pare de miar que lhe fica mal!
;)

Anónimo disse...

Irritadinha...Damularussa...algo me diz que sao vcs quem vai salvar esta barraca...

Um Outro, um Big e um Rafeiro...bem, desejo.vos sorte e engenho pq n vai ser fácil!

:)

Ao Luar disse...

Ideia brilhante, palavras soltas que se uniram para N.A.S.C.E.R


Parabens Outro
(agora vou aos "outros culpados" :)
Beijo

Bigmac disse...

Outro,

Após teres vindo de Meca e pintado a tua cabana de cor de rosa, não esquecer de deixar um pequeno pratinho azul bebé com alimento para bichaninhas rodeado de areia escaldante castrante de impulsos fortes, não uses a armadilha dos lobos.

Grande abraço,

Anónimo disse...

Só posso dizer que o texto está muito bom...

A união faz a força, e vocês provaram isso muito bem, parabéns…

bjs

lifeyes disse...

Deixa lá ver por onde começo a felicitar... Bem como acho que o mérito está repartido, felicito o conjunto.
Para além da ideia fantástica o produto final é muito bom.

Irritadinha disse...

Qual barraca Cat?

Oh Sr. Outro, que história é essa de: "alguns até andam num arame...sem rede!"?

Rafeiro Perfumado disse...

Este palhacito podia ter feito uma dissertação sobre como evacuar o calhau no deserto mas não, cria-me este texto que agora nos vamos ver aflitos para igualar. Urso...

Anónimo disse...

Eu bem dizia raf...eu bem dizia...n me quiseram levar a serio, agora quero ver.vos a saltar esta fasquia...

Outro...faça lá a vontade ali ao seu amigo que n quero que lhe falte nada mas..lembre.se...fast.food engorda e da.me cabo das arterias!
Comidinha saudavel...sffv no pratinho !

Irritadinha disse...

O Outro andou pra aí a inspirar-se onde não devia... e entre vozes e sotaques saiu-lhe isto...

OUTRO disse...

(eh lá...tenho que ir ali comprar uma ampulheta com areia d'entre Meca e Dubai, a ver se consigo horizontalizar o tempo para responder a estes comentários, antes que alguma tempestade as enterre, ou algum camelo - que não eu - as beba...voltarei, oh oásis do quotidiano mundal)

Bigmac disse...

Outro,

Pronto, põe lá a armadilha do lobo para ela se aperceber do que lhe incha nas artérias, mas neste caso arrefece a areia primeiro.

Lyra disse...

Fabuloso este texto! A sensação de déja vu surge por culpa do rafeirito, onde o li pela primeira vez!
Permito-me agora parabenizar o autor... sem esquecer aqueles que contribuíram para o enriquecer :)
Brilhante resultado! Continuem o bom trabalho.
Bjos

João P. Pereira disse...

Bonita iniciativa. Parabéns.

OUTRO disse...

já tens outro, fallen angel...lá em cima (pega nas asas e voa até lá)

o mesmo outro grande abraço


cat, o menino cat irá vendo...
e não eleve a fasquia da dúvida, que poderá ser apanhada na rede da queda (mesmo que presa por um ou mais arames :)

que o vento a respire, mais que não seja em sopros eventuais...

eu diria que, mais que brilhante, se trata de uma BIG ideia, Ao luar. Obrigado pela congratulação, e grato pelo presente da sua visita
bj :)

OUTRO disse...

Big, também das mil e uma noites trouxe uma gamela dourada onde dispus alimento suficiente para impulsionar a (re)volta felina...os lobos que se cuidem...a armadilha já comeu...

Just_me, una-se a todos os que dizem e diga mais...que pode!

bjs ;)

Lifeyes, o produto final não é mais que a rectidão da linha onde foi multiplicado. As tuas felicitações só o justificam e lhe conferem a prova...real...mente

OUTRO disse...

irritadinha, não é uma história ~(que esse não é o meu estilo) é a realidade - alguns andam no arame...sem rede...nem quedas (mas desiquilibram-se)...o que queres que conte, é o circo!

rafeiro, obrigado por teres confirmado a minha resposta anterior à irritada - "palhacito", "urso"...nem mais! é o circo!

cat, já fiz! gostou? da refeição? ou sentiu nas artérias algo de imercido?

OUTRO disse...

irritadinha, assim não vale...nem encosta...nem cume (até porque isto não saiu...ainda :)

vai lá então, outro

Big, estou a soprar...na areia também (armadilho os meus impulsos de cordeiro para que a pele me sirva)

OUTRO disse...

lyra, "o autor" responde-lhe agradecido pela leitura plural e lhe diz que o trabalho será continuado com tendÊncias mais que prováveis para o melhoramento (estará cá para ver que eu sei)

bjs

joão p. pereira, agora ainda mais valorizada

abraço

Irritadinha disse...

Tretas.

OUTRO disse...

lá chegaremos, então